Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

RELATÓRIO DO ENCONTRO PRESENCIAL - MÓDULO X

Tutora: Maria Sônia de Souza Barros
Multiplicadoras Centrais: Cristina Fernandes, Mariolinda Servilho e Renilza Braga
Módulo: X
Multiplicadoras Regionais: Isabel Cristina C. R. Oliveira e Cecília Rocha Lourenço
Data: 28/02/2010
Coordenadora do Programa Municipal: Mona Luiza Golçalves
Nº de Cursistas presentes: 30
Nº de Cursistas ausentes: 13
Município: Sento-Sé
DIREC: 15









Fonte: Cursistas da Turma B do Progestão, Foto: Maria Sônia


Dia 28/02/2011


O encontro de formação de cursistas municipais do Progestão para o estudo do Módulo X – Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas da educação para a melhoria do desempenho escolar?
- Foi realizado no dia 28/02/2011, com duração de 8h. Teve como objetivo promover mudanças qualitativas nas ações e no desempenho escolar a partir da articulação do Projeto Pedagógico da escola com as políticas públicas educacionais, voltadas para a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem.
Iniciamos o encontro com uma reflexão de acolhimento: “A Pedra.”, que por vez refletimos sobre a necessidade de estarmos enfrentando barreiras na área educação.
Logo após, foi apresentado através de projeção de slides – os fundamentos teóricos das unidades constituintes do Módulo X pela tutora e com a participação ativa dos cursistas. As reflexões foram bastante frutíferas.
Projetamos o vídeo institucional o que nos possibilitou estabelecer um paralelo entre as discussões teóricas e práticas sobre o módulo.
Para concluir o primeiro momento de estudo e discussões a tutora do município de Sento-Sé – Maria Sônia de Souza Barros socializou com a turma o Ensaio da Avaliação Institucional realizada nas escolas municipais de Sento-Sé. Posteriormente foi proposto o estudo em grupo do caderno de atividades.
Para encerramento do estudo do Módulo X, realizamos a avaliação do encontro, seguida da leitura da mensagem final: “O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato R E F L E T E” (Aristóteles).


PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO
- A avaliação e satisfação da equipe por ter concluído mais uma etapa do processo formativo.
- A participação e a integração dos membros do grupo durante as atividades desenvolvidas.
- Diálogo aberto e troca de experiências entre tutora  e cursistas e trabalho em equipe.
PONTOS NEGATIVOS DO ENCONTRO
- Falta dos Módulos para o estudo.
- Ausência de 13 cursistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário