Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

RELATÓRIO DO ENCONTRO PRESENCIAL - MÓDULO II

Tutora: Maria Sônia de Souza Barros
Multiplicadoras Centrais: Cristina Fernandes, Mariolinda Servilho e Renilza Braga
Módulo: II
Multiplicadoras Regionais: Isabel Cristina C. R. Oliveira e Cecília Rocha Lourenço
Data: 10/12/2010
Coordenadora do Programa Municipal: Mona Luiza Golçalves
Nº de Cursistas presentes: 34
Nº de Cursistas ausentes: 9
Município: Sento-Sé
DIREC: 15
















Fonte: Cursistas da Turma B do Progestão, Foto: Augusto Júnior

Dia 10/12/2010


Tutora Municipal: Maria Sônia de Souza Barros

O terceiro encontro de Formação de cursistas do progestão municipal para o estudo do Módulo II – Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? Foi realizado no período de 10/12/2010, com a duração de 8h de estudo.
A Gestão Democrática nos dar subsídios para o aperfeiçoamento da prática pedagógica sendo, importante para qualquer profissional da educação. Trata-se da competência para considerar e respeitar as diferenças de natureza individual e social.
Esperamos que, aos poucos, possamos articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar.
O primeiro momento de estudo do Módulo II, 10/12/2010, - Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? – Tendo como objetivo analisar os desafios, as possibilidades e os limites das experiências de gestão democrática e de participação desenvolvidas na escola e no sistema de ensino.
Iniciamos o encontro com uma dinâmica de saudação, em seguida realizamos reflexões durante o estudo do módulo através de projeção do vídeo – Módulo II e apresentação de slides. Para concluir esta etapa dos estudos sobre os principais focos das unidades do módulo, formamos grupos através da dinâmica – para realização das oficinas Produção Escrita: Oficina 01: Por que promover a gestão democrática nas escolas públicas? (Literatura de Cordel), Oficina 02: Como promover espaços de participação de pessoas e setores da comunidade nas escolas? Oficina 03: Como construir autonomia na escola? Oficina 04: Como estimular ações inovadoras, capazes de modificar o ambiente de formação e trabalho nas escolas?
No segundo momento, iniciamos nosso trabalho assistindo e refletindo ao vídeo – Sinergia. Em seguida, realizamos a leitura e reflexão da mensagem Sinergia na equipe. Posteriormente, ocorreu à representação das oficinas pelos grupos, o que oportunizou a socialização de saberes e a construção de novos conhecimentos.
No que pertine às orientações de ordem técnica quanto aos encontros presenciais com os cursistas apresentados um slide explanando os procedimentos organizacionais. Para encerramento do estudo do Módulo II, realizamos a avaliação do encontro e assistimos à mensagem de encerramento (Então é Natal).



PONTOS POSITIVOS
- Experiências compartilhadas entre os grupos.
- Participação ativa da maioria dos cursistas.
- Diálogo aberto entre tutora e cursistas.

PONTOS NEGATIVOS
- Ausência de alguns cursistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário